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O que é mais importante, contratar ou treinar?

Contratar ou Treinar?

 

Contratar é um mistério para algumas empresas, encontram dificuldades nessa hora e pagam altos preços para compor o seu quadro de profissionais.

É comum vermos um “turnover” muito grande e a extrema dificuldade em obter resultados financeiros, pois, a partir do momento da contratação já é fatídico que ou o faz bem ou então pagará pelo erro.

Traçar o perfil do proponente ao cargo é importante, mas mesmo assim ainda é um processo custoso em valores reais e em tempo, sabemos que o pretendente ou não sabe ou sabe muito e isso pode ser um ponto positivo ou negativo, o que não sabe nada se submeterá ou não ao aprendizado, já o que sabe muito também terá a mesma atitude, ou se submeterá a adaptar-se a metodologia da empresa ou não, pois já sabe demais e não se submeterá a política da empresa, esse acaba sendo inflexível a novas regras a serem aprendidas.

Observe que contratar já é uma ação praticada por muitas empresas e acabam fazendo isso sem nenhum critério, sem programação ou planejamento para isso e acabam pagando por isso a curto, médio ou longo prazo.

É comum vermos empresas com profissionais insatisfeitos com a empresa ou as empresas insatisfeitas com os profissionais, mas nesse contexto quem erra mais?

Por incrível que pareça existem empresas que jogam “uni, duni, te” na hora de contratar, sim, empresas principalmente de pequeno e médio porte que vê a necessidade de contratar, faz o anuncio e pronto vamos ver o que vem! Com essas atitudes acabam cometendo o maior de todos os riscos, se expor ao risco da assertividade.

Contratar requer planejamento traçado antecipadamente e é muito importante que o candidato à vaga, seja dinâmico e aberto ao aprendizado, apto a aprender, por mais qualificado que ele seja, é preciso estar preparado não somente para o cargo, mas para se destacar nele.

Treinamento, nesse quesito o que mais vemos no mercado é a falta de interesse das empresas em treinamento, podemos alegar a falta de tempo ou questões financeiras, mas será que a falta de tempo e questões financeiras não são evidentes pela falta de treinamento?

Não seria hora de começar a refletir sobre o que é realmente desperdício de tempo e dinheiro?

Imagine que você contrate com risco e depois arrisca sem treinar, não seria risco demais para quem é o maior responsável por pagar o preço pelos resultados?

Pode parecer desperdício de tempo e dinheiro treinar os profissionais, mas a cada etapa que eles saem da zona de conforto, eles voltam renovados e motivados com ideias exalando pelos poros, transpiram vontade e isso é em alguns mais durável e em outros menos, mas é notório que fica mais obvio saber quem tem atitude de ascensão ou não após um treinamento ou até mesmo uma palestra motivacional.

Imagine criar galinhas e águia juntas dentro do mesmo galinheiro, enquanto pequenas elas até se toleram e enquanto o dono do galinheiro vem trata-las elas convivem, mas depois de algum tempo elas crescerão e se o dono do galinheiro as deixa um tempo sem tratar, com certeza por ordem natural a águia abaterá a galinha, pois ela é predadora e por sobrevivência irá lutar para sobreviver, pode parecer catastrófico demais, mas isso é o que acontece sempre que um treinamento ou palestra é feita aos profissionais, uns continuam como galinhas outros se verão como águias e partirão para o confronto e se destacarão, talvez como águia isso venha de forma natural, mas quando motivado ele se descobre antes que precise abater seus companheiros de galinheiro.

Faça uma análise e veja se já tentou de tudo para melhorar o desempenho e evolução dos seus profissionais e acaba passando sempre pelos mesmos problemas, falta de empenho, motivação, desperdício de tempo e dinheiro, veja se está pagando caro pelo turnover de funcionários, talvez seja a hora de renovar ou inovar, seja um treinamento, palestra ou até mesmo uma consultoria.

A tentativa pode ser boa, mas deixe de tentar e comece a fazer, transforme a sua equipe em verdadeiros profissionais e ganhe muito com isso, você pode contratar e ensinar e insistir, mas quando eles forem profissionais saberão que a responsabilidade, disciplina, organização e planejamento farão deles os melhores e quem tem a ganhar com isso? Todos! Mas quem deixara de perder com isso? Você!

Contrate bem, treine melhor ainda e só terá o que for de melhor no mercado, faça o melhor, invista no melhor, obtenha o melhor, seja o melhor!

                         

Escrito por Edimilson C. Souza em 16/09/2017. Consultor comercial e palestrante motivacional.


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